Sobre a polêmica de se escrever dentro da norma culta...

O Carlos Heitor Cony, lança uma polêmica interessante (polêmica das que fazem pensar, não aquelas que agridem desnecessariamente para polemizar!) sobre a questão de se escrever fora da norma. O título do artigo é Xama e atensão (conteúdo fechado para assinantes da Folha ou do UOL).

Eu devo confessar que concordo com a argumentação central apresentada:

"O importante não é escrever certo. O furo está mais em cima: é pensar certo. Mas o que é pensar certo? Resposta: é pensar de acordo com a norma."

Podemos ir um passo a mais nesta questão e afirmar que as mudanças numa língua/idioma fazem parte de um processo natural de algo que é vivo e que apenas tem se acelerado graças às tecnologias de comunicação...

"Acho que o que acontece hoje é uma aceleração de um processo que desde sempre acontecia em séculos e hoje não leva mais que uma década talvez. As línguas sempre passaram por mudanças. Num certo momento da história algum romano poderia reclamar que os ibéricos estavam desaprendendo o latim e inventando uma forma de falar que ele caracterizaria como um "latim mal falado", repleto de "barbarismos". E era na verdade um novo idioma nascendo. Possivelmente estamos assistindo ao surgimento de variações dialetais. E em qualquer sociedade onde isto acontece é importante incentivar os indivíduos a se entenderem e a falarem não apenas um dialeto local restrito, mas também um idioma mais amplamente usado. Acho que é isto que precisamos nos preocupar em promover nos dois lados, tanto no lado dos adolescentes de hoje quanto dos professores.

Mais ou menos como hoje incentivamos ou procuramos incentivar nossos jovens a aprender outros idiomas."
(Prof. Wilson Azevedo)

Não estou defendendo aqui que se deva escrever ou falar fora da norma culta! Estou apenas relativizando esta questão. Vejo, as vezes, um tratamento arrogante e pejorativo com o miguxês ou com formas "erradas" de se escrever e/ou falar... que longe de contribuir para uma melhor comunicação das partes, apenas revelam um preconceito linguístico improdutivo!

Eu penso que você não deve perder de vista que o mais importante é se comunicar e respeitar as diferenças! Vai entregar seu currículo, use a norma culta, Vai escrever um artigo acadêmico, use os termos do público leitor, vai se comunicar informalmente com um adolescente no Google Talk (ou outro mensageiro instântaneo), escreva do jeito que gosta e respeite como o outro escreve, se a comunicação ocorrer, então os objetivos da linguagem foram alcançados!

Porque no fundo, no fundo, o mais importante é se comunicar!

Do Edgy Eft

  • douglas
    Comentário de: douglas
    07-12-06 @ 07:47:45

    Verdade que a comunicação que importa...tanto que com certas pessoas mais chegadas apenas o olhar ja indica tudo o que você quer falar..porém tem gente que exagera, no sentido de escrever errado de pirraça, e não porque trocou sem perceber um ç por um ss

  • Comentário de: Sergio Lima
    07-12-06 @ 13:26:41

    Olá Douglas!

    É verdade, nem 8 nem 80 como se diz! Só concordo que devemos relativizar a questão dos erros ortográficos!


    []'s

  • ROBSON ALVES DE MOURA
    Comentário de: ROBSON ALVES DE MOURA
    18-06-07 @ 00:59:39

    Sr. SERGIO LIMA, boa noite. Gostaria de saber
    quais são as conseqüências que podem gerar, às
    pessoas não cultas, o fato de não usarem a
    lingua-padrão? Se possível, mande-me dados
    estatísticos. Obrigado...


    =====

    Olá Robson!

    Não tenho idéia! Mas este não é o ponto! O ponto central é se existe comunicação entre as partes, então o questão da norma culta, sob certos contextos, pode ser relativizada!


    []´s

  • ROBSON ALVES DE MOURA
    Comentário de: ROBSON ALVES DE MOURA
    18-06-07 @ 01:01:41

    Sr. SERGIO LIMA, boa noite. Gostaria de saber
    quais são as conseqüências que podem gerar, às
    pessoas não cultas, o fato de não usarem a
    lingua-padrão? Se possível, mande-me dados
    estatísticos. Obrigado...

  • simoneid saoia de lima
    Comentário de: simoneid saoia de lima
    10-12-07 @ 17:19:09

    quero mim escreve para o pro one

  • *----
    jully
    Comentário de: jully
    06-02-08 @ 13:45:28

    aqui nesse site ñao tem nada q eu queria!!!!!!!!! não presta!!!!!!!!!!!


    ===
    Olá Jully!
    Felizmente a blogosfera é vasta... acredito que você vá encontrar outro blogue que tenha algo que você queira :-)

    []'s

  • *----
    Raphael
    Comentário de: Raphael
    25-03-08 @ 14:21:44

    Redija à música Inútil, sob a norma culta!


    ====

    Opa Raphael!

    Para a música em questão, vai perder toda a "graça poética" :-)

    []'s

  • ***--
    Miguel
    Comentário de: Miguel
    12-07-08 @ 13:00:22

    Acho que a linguagem (e não simplesmente a comunicação) significa a identidade de um povo.
    Isso de que o importante é comunicar; o comunicar é obsoteto sem a existencia de uma liguagem.

    =====

    Olá Miguel!

    Se a comunicação fosse obsoleta, nós não estaríamso dialogando agora! Tão importante quanto uma identidade, como a língua, é a comunicação.

    O ponto centralm da minha argumentação, é quie se prender ao rigor legal da língua (culto) da língua em detrimento da comunicação, 'perder de vista um dos papeis da língua: Comunicar!

    abraços

  • ***--
    Miguel Petroline
    Comentário de: Miguel Petroline
    12-07-08 @ 13:10:36

    Como a linguagem pode se tornar democrática, em que cada usuário pode ser dono dela.
    A linguagem é mutante e cabe a cada um dos seus usuários serem responsáveis nesse processo.
    A propósito, a Lingua Portuguesa é democratica (POP), de domínio público, ela é universal?????

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será revelado nesse site.

Sua URL será exibida.
PobreExcelente
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário eletrônico (seu e-mail não será exibido.))
Endereço de trackback para este texto

http://sergioflima.pro.br/blogs/htsrv/trackback.php?tb_id=1215