Por que as Empresas não estudam marketing?**

** Ou porque a TIM tem a mente estreita!

Introdução

Inicialmente eu detestava o Marketing das Empresas, mas eu era jovem demais para entender as sutiliezas* :-)

Quando vi que existem um monte definições para o termo, entendi porque a maior parte das empresas (grandes ou pequenas) fazem um péssimo marketing!

Veja uma das definições retiradas da Wikipedia:

"Marketing é despertar nos consumidores suas necessidades reprimidas e demonstrar com supri-las através de produtos e/ou serviços.(NÓBREGA, Moacir, 2008).

Existem mais 9 definições, só na wikipedia!

Mas eu, que não entendo nada de marketing, resolvi escrever este texto após, mais uma vez, perceber que as empresas não costumam incorporar as mensagens de suas campanhas de marketing!

A Imagem vendida e a Realidade das Empresas

Você leitor deve lembrar agora, sem muito esforço, de vários exemplos de empresas que vendem uma mensagem nas suas campanhas de marketing, mas fazem outra coisa completamente diferente!

Vou dar o exemplo da TIM, operadora de telefonia móvel que, a bem da verdade, comete os mesmos erros de todas as operadoras de telefonia brasileiras, mas sobre isto a seguir.

A mensagem que a TIM *não* vive ou incorporou!

No vídeo acima, bem bonitinho por sinal, a TIM afirma: "De que adianta a banda larga se a mente é estreita?"

Pena que eles mesmos, tanham banda larga e mente estreita!

Por que? Porque a TIM (e todas as operadoras de telefonia móvel) bisonhamente não dão suporte oficial aos usuários LINUX!

Veja, não se trata de um problema técnico! As soluções técnicas para se configurar modem gprs, edge e 3G podem ser encontradas com uma única googlada!

Mesmo se considerarmos a possibilidade de que os técnicos deles sejam limitados e meros apertadores de botões (uma hipótese bem razoável), bastaria que um estagiário fizesse o dever de casa de consultar os fóruns de linux e organizasse uma FAQ, para os usuários LINUX, que diga-se de passagem não são poucos.

Não estou pedindo que eles tenham técnicos capacitados em Linux (que minha gente, não é nenhum bicho de 7 cabeças), estou pedindo apenas que as empresas tenham "a mente aberta" e usem as soluções fartamente documentadas pela comunidade Linux!

Há inúmeros usuários Linux que compram serviços e produtos de telefonia móvel! Existem várias soluções documentadas liberadas sob Creative Commons (isto é, pode copiar, usar, reproduzir, remixar sem medinho de processos penais por chatos de galocha que licenciam soluções em Copyright!).

Então, se a TIM (e todas as operadoras) não dá (ão) suporte oficial aos usuários de Linux é porque a TIM (e todas as operadoras) tem banda larga mas a *mente ainda é estreita*!

Uma pena!

Se você usa LINUX e sua *operadora tem a mente estreita*, não se apoquente, a comunidade Linux tem a mente larga:

PS: Eu resolvi escrever este texto após receber uma ligação da TIM para saber se estava satisfeito com o serviço 3G deles. Eu disse que até estava, apesar da falta de suporte oficial da empresa de mente estreita!

* sim, você já leu uma frase parecida no Pequeno Príncipe[bb]

Do Jaunty Jackalope

  • *****
    Flavio Duarte
    Comentário de: Flavio Duarte
    15-04-09 @ 11:24:35

    Uma época também fiquei muito insatisfeito..
    Me mudei de cidade, e na nova casa não tinha disponibilidade de sinal ADSL, eu meu pai foi ver um modem da vivo

    quando ele tava na loja ele me ligou e disse: "Filho, você usa Linux né?"
    então eu falei "Sim, pq?"
    "É porque o programa deles só funciona no windows"

    eu achei isso o fim da picada e eu não podia fazer nada


    ====

    Opa Flávio,

    O pior que a falta de suporte é por relaxamento e economia porca! Pois a comunidade provê as soluções, bastaria ter vontade para organizar as soluções já criadas e documentadas pela comunidade.

    Outra hipótese são acordos comerciais escusos com empresas de software proprietário, se é que você me entende!

    abração

  • Flavio Duarte
    Comentário de: Flavio Duarte
    15-04-09 @ 12:40:54

    é verdade, a ta tudo disponível na comunidade
    e deve acontecer acordo entre as empresas só pode isso..

    mas não é crime eu ser forçado a usar o produto A por causa do produto B?


    ====

    Opa Flávio,

    Não sei dizer se é crime, mas é no mínimo indecente.

    Em alguns países de Europa a lei obriga a lançar drives para linux, Mac e Windows! A vodafone é uma empresa que tem soluções "on the box" por conta disto.

    Mas empresas que se dizem "mente larga" deveriam oferecer isto independente de lei.

    abração

  • J. F. Mitre
    Comentário de: J. F. Mitre
    15-04-09 @ 14:35:43

    Sérgio,
    o buraco é um pouco mais embaixo.

    Se eles disserem, damos suporte ao Linux, eles vão ter que suportar qualquer versão de linux.

    Se eles disserem, damos suporte a versão ubuntu 8.10 (para citar um exemplo) eles vão ter que listar todas as exceções, que vão de programas conflitantes e a configurações personalizadas

    Por exemplo, se você recompila o kernel para ele não fornecer suporte a redes, você não acessa a rede. Aí vêm a má fé. Porque alguém pode fazer isso intencionalmente com o objetivo de ganhar vantagens na justiça.

    Me lembro de um programa para CFD que prometia suporte ao Linux. Mas vinha com uma lista extraordinária de exceções. Versão Red Hat Linux Enterprise 3.1.1 (exemplo), com os pacotes x e y instalados, sem os pacotes z e w instalados, com configurações padrões de kernel. E não era permitido upgrade nos pacotes.

    Sem fundamento ? Mais ou menos, funcionava no CentOS mesma versão, mas não funcionava em nenhum outro sistema Linux, mesmo com versões equivalentes de programas...

    Se tecnicamente as coisas não são complicadas, juridicamente o são, as empresas possuem medo.

    Um abraço

    ====

    Opa Mitre!

    Caramba, não pensei por este lado sombrio :-(


    Ainda assim caberia um: damos suporte a Linux nos seguintes casos:
    e lista os mais comuns para usuários finais!

    Repare ainda que, dá suporte não significa que tem que resolver seu problema! Eu já precisei de suporte para velox com o windows (sim eu não nasci iluminado!) e o "suporte" só repetiu o que tinha no help do windows!

    No fundo, um pouquinho de boa vontade já seria de bom tamanho!


    Mas os pontos que você levantou me fizeram ver a real dimensão do problema!

    abs

  • Glaydson
    Comentário de: Glaydson
    15-04-09 @ 16:04:11

    Concordo com o Mitre quando fala que "o buraco seja mais embaixo".

    Certo dia entrei numa loja e perguntei se tinha alguma webcam com suporte no Ubuntu. A resposta foi "Que????? U, o que?". Bem, 50% dos micros da loja USAVAM o Ubuntu. Bastava testar, mas pra muitas lojas Linux é só uma forma de vender micros mais baratos.

    Outra: Certa vez a HP só aceitava me dá suporte para um problema claramente de hardware se eu reinstalasse o Windows, reformatando todo o notebook. Como a "solução" não adiantaria em nada, chamei algum supervisor. O atendente ficou na linha até eu desistir.



    =====

    Opa Glaydson!


    Mas o suporte é dado pela TIM, não pela loja.

    Concordo com os argumentos do Mitre, o buraco é mais em baixo, mas um pouco de boa vontade e treinamento poderiam minimizar o problema.

    Em resumo, eles fazem um serviço porco (pro usuário Linux ou não) por preguiça e/ou economia no treinamento.

    Abs

  • J. F. Mitre
    Comentário de: J. F. Mitre
    15-04-09 @ 19:32:09

    Sérgio,
    Quando você diz:

    "Eu já precisei de suporte para velox com o windows (sim eu não nasci iluminado!) e o "suporte" só repetiu o que tinha no help do windows!"

    Se eles não resolvem o problema, cabe rescisão de contrato e multa por não terem conseguido fazer você se conectar ao sistema deles.

    Eles DEVEM garantir que você consiga. Se após o telefone o problema não se resolver, eles mandam (ou deviam mandar) um técnico capacitado a resolver um problema.

    Você fala bem ao dizer que muitas empresas não fornecem suporte qualificado (seja qual for o OS), também da falta respeito por parte das empresas.

    Mas treinamento, respeito pelo cliente e qualidade nem sempre resolve tudo.

    Conheço vários exemplos de profissionais qualificados que passaram dias para resolver problemas que suas empresas garantiam aos clientes que não haveria, onde é notório o fato de que não havia fata de respeito ou má fé da empresa (simplesmente porque o suporte/produto custa milhares de reais por ano e os caras, que recebem anualmente, podem ficar sem esse "filé" se as coisas não funcionarem).

    O tal software de CFD que mencionei acima, por exemplo, cobra uma verdadeira fortuna pelo suporte (alguns milhares de reais por ano, para três programas distintos). Para se ter uma idéia, um dos três produtos dessa empresa não irá mais ter versão Linux, eles desistiram.

    Como diria um colega: "Existem problemas..."


    ======

    Opa Mitre!

    Caramba, então dá para um advogado ficar rico só com questões relativas a suporte no Brasil :-)

    No caso do modem 3G é um dispositivo, cujo hardware é bem documentado, não há maiores complicações!

    O lance é que ele instala o software no windows e mac. No linux, numa instalação padrão os softwares já estão instalados.

    Então só precisa mudar o modo do dispositivo de storage para modem (tem um software com binários em deb e rpm alem dos fontes para ser compilado para um sistema mais exótico (slack e gentoo) e configurar...

    Eu que não saco nada de programação consigo ver que um script com 3 if's (para as 3 grandes distribuições e seus derivados) resolveria o problema.

    Só para você ter uma ideia, em alguns países da Europa, por ser obrigado a vodafone tem soluções para o mesmo modem!

    Mesmo reconhecendo que a questão é mais complexa do que eu poderia supor, não é tão complexo assim, ao menos colocar uma FAQ na pagina de ajuda deles...

    E oferecer um instalador como bônus, sem suporte oficial.


    No fundo, a questão de que as operadoras são muito "conservadoras" continua valendo.

    Em tempo, vou passar a gravar meus contatos com qualquer tipo de suporte :-)

    abs

  • *****
    Sergio Clemente
    Comentário de: Sergio Clemente
    15-04-09 @ 20:54:17

    É como o Mitre bem colocou a própria liberdade do pingüim impõe sérias restrições...

    O Linux coloca nós usuarios do sistema em situações complicadas frente ao mercado.
    Como desenvolvedor eu tenho uma opinião, como usuário tenho outra.

    Mas voltando ao problema das Teles...
    Com certeza elas podem ter um pé atras em relação ao lado juridico mas o bom senso deveria entrar aqui.

    Dar suporte ao Debian, é o mesmo que dar suporte ao Ubutu 8.10, dar suporte ao Red Hat é o mesmo que dar suporte ao Fedora etc.

    Bom, se bem que ai tem outra cilada, programas em TK tendem a ficar defasados rapidamente com as novas versões mensais das ditros...

    É , problemas existem...

    =====

    Opa Xará,

    Eles poderiam ao menos, oferecer suporte extra-oficial, já que as questões legais são delicadas...

    A configuração é a mesma para qualquer distro, o problema de reconhecimento é que depende um pouco da pasta onde fica os arquivos do udev.

    abraços

  • J. F. Mitre
    Comentário de: J. F. Mitre
    16-04-09 @ 00:12:56

    Sérgio,
    os advogados dessa área de negócios estão entre os mais bem pagos em todo o mundo. O contrato de suporte deve ser perfeito, especialmente quando o cliente é uma empresa poderosa. Sua complexidade é tal que existem poucos advogados atuando nessa área (muito porque dependem de um especialista na área - engenheiros, químicos, físicos, etc - e devem conhecer um pouco do que falam/escrevem)

    Quanto ao suporte extra-oficial, você está parcialmente certo. O problema aí é que existe alguns juristas nesse país que estão muito longe da realidade tecnológica. A pergunta que eu te faria é: você arriscaria o seu dinheiro - no mínimo custo de advogado -, sabendo que a informação vai ser transmitida de um jeito ou de outro pelo "boca-a-boca" pela internet ? Ainda mais sabendo que os interessados são os que sabem como procurar por essa informação ?

    Quanto a registro de conversas em suporte, existe uma expectativa muito grande sobre a lei recém criada que regula o atendimento telefônico. Mas só para citar experiência própria (anterior a lei), eu já tive 2 engenheiros e 5 técnicos no meu apartamento por conta de uma audiência agendada para o dia seguinte a visita deles (empresa de telefonia). A ordem que receberam era de não sair do apartamento sem instalar e deixar funcionando o equipamento... Foi muito engraçado ver o chefe dos engenheiros na minha casa para assinar um termo de compromisso (que era necessário para fazer uma obra e instalar o equipamento). Terminaram o serviço as 21h. O objetivo era fugir da multa que receberiam no dia seguinte. Quando eles "querem", eles fazem funcionar.


    =====

    Opa Mitre,

    Puxa, acho que vou fazer direito, sério!

    Uma colega professora usa linux e comprou o modem da TIM. Ela não sabia onde procurar e quando eu indiquei o apontador, ela me enviou um e-mail dizendo que o openoffice não conseguia salvar o arquivo (de configuração).


    Logo, tem muito usuário final, no sentido literal do termo, usando Linux!

    Casa Bahia vende computador com Linux e o cara mora num lugar que não tem banda larga


    Tem gente que só quer acessar a internet um pouco mais rápido que a discada e usa linux!

    Mas pelo que você falou parece que a cultura estadunidense chegou por aqui!


    Me lembrou da anedóta da professora que no primeiro dia de aula pede uma redação sobre as férias, daí um aluno saca o telefone e liga para seu advogado solicitando uma causa de invasão de privacidade...

    Mas isso só vale pra Linux? E quando o windows dá uma tela azul do nada, onde estão os advogados?

  • J. F. Mitre
    Comentário de: J. F. Mitre
    16-04-09 @ 08:58:35

    Alguns detalhes:
    1 - Os "Linux"s que vêm com computadores por aí a fora, possuem distribuições que em sua grande maioria estão com tudo instalado. Instalar um softmodem, por exemplo, pode ser um tormento para quem não sabe nem o que é compilação.
    2 - Goste eu ou não (e eu não gosto) menos de 2 % dos usuários de computador usam Linux.
    3 - Estamos longe da mania americana de processos. Pelo menos enquanto cada instância leve 10 anos para ser julgada.
    4 - Tela Azul tem jeito. "Dê boot no computador". É cultural. Horrível, mas cultural. Pouca gente vê nisso um problema diferente de um pico de luz ou algo que exige boot. Por que veria ? É como perguntar ao cego de nascimento se azul claro lhe é mais agradável que o verde claro.
    5 - Eu conheço um caso real de um pai que não deixou o filho entregar uma redação dessas porque ele (o filho, que não era tão garoto assim) tinha acompanhado o pai em serviço (era militar) não e essa informação não podia vazar. Acha que a professora se impressionou ? Sim, ela disse: "porque ele precisa escrever a verdade ?"




    =====

    Opa Mitre,

    Mas configurar um modem gprs ou 3G é basicamente passar os parâmetros do discador e mudar o modo do dispositivo usb para modem.

    Não precisa, em tese, compilar nada Quando precisa instalar algum programa, quese sempre existe um binário para a distribuição.


    O maior problema seria quando precisa baixar algum módulo, pois isto varia muito de distro pra distro,


    Enfim, não podemos esperar telefônicas de mente aberta tão cedo :-)

    abs

  • Sergio Clemente
    Comentário de: Sergio Clemente
    16-04-09 @ 14:12:20

    Não dar bola para a tela azul da morte, clicar em aceitar sem ler os contratos dos softwares, dizer que Linux é difícil etc já é uma cultura no ambiente de TI.

    Esse imbróglio todo que o Mitre se refere a Leis e arriscar dinheiro de sua empresa também é transportado para o caso de sofwares fechados mas, como ele bem lembrou, a cultura ameniza os danos.

    Então o importante aqui seria tratarmos produtos como produtos, claro que há distinções entre eles quanto a leis de copyright e copyleft mas não sei se justifica um temor como você chega a mencionar Mitre.

    A Cultura do Livre está se dissiminando por aqui através do governo. Mais e mais as pessoas estão tendo contato com Linux, OpenOffice, Firefox etc

    Não tenho conhecimentos de jurista mas como essa cultura do copyleft está de dissiminando não seria a hora dos juristas começarem a se especializar em tal ?

    Oras, a discussão sobre baixar obras da internet tem se intensificado, o uso do Linux também então fica a impressão de que falta mais boa vontade.

    Acho que é por ai...


    ====

    Opa Xará,

    Também acho que um pouco de boa vontade poderia fazer muito bem para os usuários finais de Linux, sem muito ônus para as empresas.


    abs

  • *****
    Felipe Cepriano
    Comentário de: Felipe Cepriano
    16-04-09 @ 14:17:54

    Sérgio, esse infelizmente é um problema que todas as provedoras de banda larga tem. Lembro que quando ligava na Telefônica pedindo suporte, os atendentes mal sabiam o que era Linux.. Na Net não perguntam o SO, mas quando vieram instalar o Virtua não sabiam como configurar - sorte que era só pedir pra placa de rece pegar o endereço via DHCP :)

    Mas como o J. F. disse, dar suporte pra Linux é complicado, são muitas versões e tal. A prórpia operadora nem faz documentação nenhuma, só pega o que vem do fabricante e tá bom. Se não consta Linux lá no manual, não é suportado e pronto.


    =====

    Opa Felipe,

    Em resumo, as operadora prestam um serviço muito porco pro usuário final! E sequer fazem movimento além do óbvio.

    Uma pena, uma pena mesmo


    Abração

  • Sergio Clemente
    Comentário de: Sergio Clemente
    16-04-09 @ 14:20:20

    Uma outra resalva...

    Instalar Softmodem, pelo menos quando eu conheci o Ubuntu e o Debian BR CDD era impossível nessas distros.

    Tive sucesso só no Slackware, Conectiva 10 e Kalango :D

    Já escrevi muito sobre os problemas de uma simples instalação virar bixo de 70 cabeças por causa dos makes da vida...

    Não penso que mudou muito, ainda acho que para se aproveitar bem o GNU/Linux o usuário deve ter uma conexão ADSL.

    FALOW !

  • *****
    Karoaux
    Comentário de: Karoaux
    24-06-09 @ 23:21:08

    parabéns pelo desabafo e matéria!

    Também penso assim.

    é isso galera, várias Empresas como Telefonica, DELL, até a própria hp, asus nenhuma citada está contribibuindo para soluções em usuários linux.

    Motivo pelo qual vou cancelar minha linha TIM é isso.
    só ouço "não funciona no linux","não existe suporte linux" sobre os minimodens huawei que todos rodaram normal no ubuntu na presença de todos os funcionários da loja onde estive da TIM onde testei no ubuntu.
    Nem assim se tocam...


    =====

    Opa Karoaux,

    É realmente uma pena que as empresas tenham esta atitude. Eles poderiam, pelo menos, ter um suporte informal aos usuários Linux, organizando a vasta documentação que a própria comunidade gera. Já que não querem se comprometer oficialmente...


    abs

  • Astosilva
    Comentário de: Astosilva
    15-03-10 @ 17:38:58

    Sobre a complexidade em dar suporte para várias distros de linux tudo bem, mas sair falando besteiras to tipo: O Velox só funciona no Internet Explorer... É até pecado..

    Se bem que a NVIDIA fornece drivers para suas placas, já que os "drivers" são fechados.

    Se as operadoras (ou os fabricantes de modens) "criassem" um .bin já seria suficiente.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será revelado nesse site.

Sua URL será exibida.
PobreExcelente
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário eletrônico (seu e-mail não será exibido.))
Endereço de trackback para este texto

http://sergioflima.pro.br/blogs/htsrv/trackback.php?tb_id=1969