Sergio Blog 2.4
Um espaço pessoal de documentação...
Um espaço pessoal de documentação...
...Usar uma Licença da Era Industrial ou uma Licença da Era da Informação eis a questão!
O Alexandre Fugita, do excelente Techbits (e também do MeioBit) levanta a questão sobre qual a licença de distribuição utilizar num blogue...
"Acho lindo, bonito, maravilhoso licenciar conteúdo sob Creative
Commons. Mas não tá dando. Vou ter que radicalizar pra ter argumentos
contra esse povo que só sabe fazer CTRL+C e CTRL+V em seus blogs.
Sério, estou pensando em fechar o conteúdo do meu site. Vai ser Todos
os Direitos Reservados. O que vcs acham?
Como disse, acho lindo, bonito e maravilhoso o Creative Commons. Mas
tem gente que abusa.
Abraços e desculpem o desabafo."
Este texto ele publicou na lista blogosfera, mas obviamente esta discussão é explicita ou implicitamente uma discussão de quem resolve publicar qualquer obra intelectual nos tempos atuais!
O Cardoso, parece acreditar que a Creative Commons é uma licença de "mentirinha" e mais, acredita que a simples escolha do licenciamento vai resolver o problema do mau uso da obra alheia!
Eu discordo das duas idéias!
Primeiro de tudo, é um pouco de inocência acreditar que uma licença (ou uma lei) vá coibir pessoas oportunistas e de caráter duvidoso de usarem de maneira abusiva a produção intelectual e/ou artística de terceiros, se assim o fosse, crimes não aconteceriam por conta das leis que o coibem!
Segundo, e ainda não menos importante, a Creative Commons é uma licença de distrubuição bem flexível que te permite desde uma restrição análoga ao copyright até uma restrição mais branda, com direito a remixagem e uso comercial da sua produção, inclusive! Você escolhe como quer que utilizem a sua produção!
Ainda sobre a Cretive Commons, é preciso esclarecer que ela está dentro do ordenamento jurídico brasileiro. E não estou chutando isso. É a opinião de vários especialistas, por exempo o Mestre em Direito pela Fundação Getúlio Vargas, Sérgio Branco!
Isso significa que, se alguém usa seu conteúdo de modo abusivo a forma que você o licenciou, os caminhos para combater os abusos serão os mesmos... Notificação extra ou judicial e todos as chateações decorrentes deste caminho, para ambas as licenças!
Obviamente que o texto do Cardoso levanta uma obviedade que muita gente negligencia: O que você permite fazer com sua obra e sob que condições!
Se você permite o uso comercial da mesma, não pode reclamar se a pessoa está utilizando o seu conteúdo (referenciado) num agregador!
Agora, pense por um instante, se você restringe o seu uso, obrigando por padrão o pedido formal do mesmo! O alcance da sua obra será maior ou menor?
O surgimento de licenças menos restritivas, não é uma questão de comunistas ou coisa parecida! Nem se trata de uma questão de preguiça de se consultar o autor e bla bla!
É uma demanda de uma sociedade que produz informação e conhecimento de uma forma abundante, descentralizada e rica! O Copyright teve seu papel quando o acesso a informação era tecnologicamente restrito e a quantidade de informação disponível era escassa!
Obviamente que é absolutamente legítimo que você escolha a licença de seu agrado (e que atenda as suas convicções e necessidades comerciais e etc...), mas o alcance de suas idéias vai ser, em parte, restrito a escolha da forma como você quer distribuí-lo!
Dizendo de outra forma! As licenças menos restritivas como fdl, bsd, Creative Commons e etc ... têm como principal função criar facilidades para aqueles que utilizam a produção alheia de modo correto, socialmente justo e nos melhor estilo ganha-ganha (todas as partes são beneficiadas!).
Elas não são, nem têm a pretensão de ser, a ferramenta de combate ao uso parasita da obra alheia!
Me parece que este é o ponto central! Usar licenças menos restiritivas impedem tanto quanto as licenças restritivas o uso ilegal de sua obra! Mas usar licenças restritivas, reduz o uso e alcançe de sua obra por pessoas que fazerm bom uso (dentro do que você permitiu) da sua obra!
Os custos deste retrocesso valem a pena? Essa é a questão que o Fugita e qualquer outro produtor de conteúdo da Era da Informação precisa responder!
Obviamente, sinta-se a vontade para apresentar uma opinião divergente (ou concordante!), mas só peço que você argumente antes de adjetivar :-)
[Atualização1]
Conforme dica do comentário 14 lá no Contraditorium, se alguém usa indevidamente seu conteúdo e usa adsense, você pode denunciá-lo ao google! Siga este apontador para saber como!
[/Atualização1]
[Atualização2]
Não deixem de ler este texto esclarecedor do Julio Preuss sobre o assunto!
[/Atualização2]
Do Feisty Fawn
| Imprimir artigo | Esta entrada foi publicado por Sergio Lima, em 17-06-07 , às 14:58:27 . Acompanhe as conversações para esta entrada via RSS 2.0. |
http://sergioflima.pro.br/blogs/htsrv/trackback.php?tb_id=1421
A Maldição do Control+C Control+V
Discussões correm na blogosfera: existe algum meio de interromper os malditos copiadores de texto? A licença Creative Commons é permissiva neste ponto?
O Alexandre Fugita do Techbits levantou a discussão ao postar uma mensagem na lista blogosfera qu...
A questão do plágio na web
Na semana passada fiz um comentário sobre plágio de blogs na lista da blogosfera, que gerou uma série de reações, posts e discussões entre blogueiros, não todas por causa do meu comentário, mas devido ao problema ser generalizado. Quem produz c...
17-06-07 @ 16:41:43
Eu sou um fã incondicional da Creative Commons, muito porque dentre todas licenças é que dá a liberdade ao autor de exercer sua vontade sobre sua obra de acordo com os seus interesses, independente de qual for. Do copyright ao copyleft. Isso é liberdade!
17-06-07 @ 16:45:47
A escolha correta da licença para cada caso pode servir até de apoio jurídico num processo contra o parasita. Por exemplo, se você usa uma by-nc-sa (atribuição, não comercial, share-alike) e o parasita não segue a mesma licença, pronto, já tem como processá-lo.
Confesso que não entendi o piti do Fugita.
17-06-07 @ 17:38:56
Cesar,
Eu uso exatamente essa licença e nunca vi um plagiador usar a mesma coisa no site deles. Isso já me dá o direito de reclamar, com certeza.
Na verdade sou bastante tolerante qto a conteúdo copiado. Mesmo que não estiver licenciado sob by-nc-sa mas tem um link lá pra mim, eu não me importo.
A minha "revolta" veio por causa do abuso de alguns. Viraram agregadores do Techbits e de outros vários sites...
É como o Sérgio disse, a licença CC faz com que seu conteúdo possa ser usado sem pedir sua autorização desde que siga os termos de uso. Mas abusar disso tira qualquer um do sério.
Sérgio,
Fui convencido pela sua resposta na lista e aqui que o melhor mesmo é manter sob CC. Vi que vc usa a mesma licença que a minha.
É possível ser tolerante mesmo que nenhum copiador jamais tenha seguido os termos de uso por completo. Ou esquecem de citar, ou esquecem da licença de uso (isso é sempre, mesmo que eu avise sobre isso, nunca licenciam nas mesmas condições, nunca mesmo), ou fazem os dois.
De qualquer forma acho que essa discussão iniciada na lista e que se multiplicou através de pelo menos dois posts na blogosfera, já valeu a pena. Nos faz pensar. Não por acaso o seu blog e o do Cardoso, os dois que vi discutindo isso até o momento, estão na minha lista de blogs que me fazem pensar!
Abraços!
======
Opa Fugita!
Se o copiador viola a duas cláusulas do seu licenciamento (uso comerical da obra e falta de licenciamento com a mesma CC) você já tem base legal para acioná-lo juridicamente no Brasil!
E concordo que ao externalizar a discussão você coloca esta questão importante na pauta do dia da blogosfera brasileira!
Há outros pontos que precisam ser aprofundados, tais como:
- Como combater (jurídica e tecnicamente) o plagiador recorrente?
- Como ser monetizado pelo uso remixado da sua obra?
São questões que estão em aberto, e só xingar os copiadores não resolve o problema! Temos que nos debruçar sobre o mesmo e pensarmos juntos... pois é um problema que mais cedo ou mais tarde atinge a todos!
E obrigado pela parte que me toca :-)
Abração!
17-06-07 @ 18:13:09
Opa Mitre e Cesar!
A flexibilidade da Creative Commons é o seu maior forte! Quem se dá ao trabalho de estudá-la rapidamente verifica que é possível escolher entre os dois extremos apontados pelo Mitre: desde algo juridicamente identico ao Copyright até algo juridicamente idêntico a uma FDL!
O desabafo do Fugita é sobre aqueles que querem apenas chupinhar o conteúdo gerado por terceiros para tirar proveito próprio! Está mais para uma chamada à discussão do que pra piti :-)
abraços a todos!
17-06-07 @ 19:00:29
Sérgio,
Tenho de concordar com sua opinião extremamente sóbria sobre o assunto.
Pessoas que usam o termo «comunista» como sinônimo pejorativo de «filantropo» só podem ter muito rancor no coração e sofrerem de um complexo de inferioridade que os leva a querer levar vantagem em tudo.
Lei de Gérson. Não tem nada a haver com licença, mas com individualismo patológico.
[]'s
=======
Opa Cacilhas!
Como se diz por aí: Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa :-)
18-06-07 @ 00:30:20
A questão que fica é: "quem precisa fazer bom uso de todo um texto?"
Sou mercantilista, não vejo lucro algum em um texto meu sendo utilizado em outro meio que não a internet. Se na rede ninguém visita um endereço sem um link, imagina impresso. Além do que, se vai imprimir, não é um trabalho muito maior pedir autorização antes de usar.
Se é para mencionar o que escrevi, uma citação seguida de um link é suficiente.
Não consigo imaginar que necessidade há, do ponto de vista do MEU lucro, em permitir, antecipadamente, que meus textos circulem em outros meios.
=====
Olá Noronha!
Se alguém fizer bom uso de 30% de um texto, já teria que fazer um pedido!
Imagina alguém que trabalha com a produção e divulgação de idéias e lê 50 trabalhos! Se tiver que pedir 50 autorizações, vai preferir usar uma licença mais "antenada" com a era informação!
Sobre a questão do lucro, é inocência achar que um copyright vá impedir ou dificultar a cópia leviana, por quem tem o hábito de fazê-lo!
O ponto fulcral é: Facilitar que usa adequadamente!
[]´s
18-06-07 @ 00:44:53
Eu acho que esse tipo de cópia é inevitável e concordo que qualquer que seja a licença não haverá impacto no plágio. E por mais revolta que cause, não sei se vale a pena correr atrás--a não ser em casos, possivelmente, em que haja um prejuízo econômico tangível. O Cory Doctorow disse uma vez que todo ecossistema tem seus parasitas e blogs não escapam da regra.
Meu site tem um copyright pleno e já perdi a conta de cópias que vi em outros lugares. Geralmente, quando peço, a pessoa tira. Depois de um tempo, cansei e acabei deixando para lá. Em certas instâncias, eu acabo ficando entre uma posição entre anarquismo e restritivismo, principalmente ao considerar a natureza humana.
====
Opa Ronaldo!
Concordo que é um desgaste de energia, nem sempre válido! É uma grande inocência achar que o uso de copyright vai impedir a cópia!
E os custos de uma briga judicial nem sempre valem a pena, ao menos para ações individuais!
Com uma ação conjunta, talvez isto mude de figura!
18-06-07 @ 07:58:29
É Sérgio... mais uma vez você tem razão. ;-)
Meu comentário foi mais quanto à linguagem usada no texto do Fugita do que quanto ao assunto em si. Falhei.
Quanto ao assunto, se o problema for os outros usarem o que desenvolvemos, seja texto, seja código, seja o que for, precisamos aprender com quem ganha a vida permitindo isso.
[]'s
====
Opa Cacilhas!
Surpreendentemente, meu comentário anterior ainda continua válido :-)
Abração!
19-06-07 @ 18:21:47
São tantas informações e recursos tudo muito novo ainda pra mim, faço parte de turma da pós UFDRS e das tarefas é deixar o meu comentario no blog, mas esse é blogs é uns blogs que visitei com mais possiblidades e ferramentas tbém é de professor, mas parabéns pela organização pelo conhecimento.
Um abços
======
Olá Lenir!
Obrigado pela visita! E lembre-se que todos nós estamos sempre aprendendo algo novo :-)
Sucesso no curso!
[]´s
19-06-07 @ 18:24:00
São tantas informações e recursos tudo muito novo ainda pra mim, faço parte de turma da pós UFDRS e uma das tarefas é deixar o meu comentario no blog, mas esse é blogs é uns dos blogs que visitei com mais possiblidades e ferramentas tbém é de professor, brincadeirinha, mas parabéns pela organização pelo conhecimento.
Um abços