Um blogue sobre Ensino de Física
« Por que não fazer greve em educação...História da Ciência e Ensino »

Sobre o Cancer da Escola

Link permanente 28-05-06 21:40, por Sergio Lima, Categorias: reflexão, Educação

Eu sou da opinião que a nota é um cancer nos sistemas escolares! Fundamentalmente porque alunos, pais e (o que é mais patológico!) grande parte dos próprios professores consideram que o objetivo final do sistema escolar é obter boas notas, quando elas deveriam ser apenas um meio de aferir, grosseiramente, se os objetivos foram alcançados!

Em geral quando o professor propõe qualquer atividade, vem sempre a indefectí­vel pergunta:

Vale nota professor?

Curiosamente, o Stephen Kanitz compartilha desta opinião e a expõe de modo pragmático neste artigo. (Descobri no Vivência Pedagógica!)

(...)O sistema de "dar" notas está tão enraizado no nosso sistema educacional que nem percebemos mais suas nefastas conseqí¼ências. Muitos alunos estudam para tirar boas "notas", não para aprender o que é importante na vida. Depois de formados, entram em depressão pois não entendem por que não arrumam um emprego apesar de terem tido excelentes "notas" na faculdade. Foram enganados e induzidos a pensar que o objetivo da educação é passar de ano, tirar nota 5 ou 7, o mí­nimo necessário.(...)

ps: Não confundir! Ausência de notas não é siní´nimo de ausência de avaliações e ou feedbacks sobre o desenvolvimento do aprendiz!

Do Dapper Drake

Endereço de trackback para este post

Trackback URL (clique direito e copie atalho/localização do link)

11 comentários, 7 trackbacks

Comentário de: bardo [Visitante]
bardoApoiado! É mais um daqueles casos em que o meio termina se tornando um fim...

Tive um professor na Universidade que não gostava de notas. Dizia que avaliações foram inventadas para testes psiquiátricos e só depois o conceito foi aplicado em outras áreas do conhecimento.

E não apenas as notas são um problema, mas o conhecimento como um "processo industrial" também. Cada aluno receberá exatamente o mesmo tratamento e conhecimento (em tese) no sistema hoje em vigor, a despeito das diferenças individuais de motivações, intelectualidades e aptidões. Esta também acho que é uma razão para desmotivação de parte dos alunos.
29-05-06 @ 07:52
Comentário de: Sergio Clemente [Visitante]
Sergio ClementeTranqilo?

Escrevi algo sobre:
http://sergiotucano.blogspot.com/2006/05/rapidinhas-iii.html
29-05-06 @ 09:19
Comentário de: Sergio Lima [Membro] Email
@ Oi Bardo!

Concordo em gênero, número e grau com você.

@ Oi Sérgio!

Deixei os comentários lá no seu blog
29-05-06 @ 16:31
Trackback de: Contos da Escola [Visitante]
Contos da EscolaNem tudo o que pode ser contado, conta
Lendo alguns posts na blogosfera sobre o papel das notas escolares como instrumento de avaliação do conhecimento do aluno, resolvi também conversar.
O tema, que foi despertado pelo Sergio Lima após ler o texto do colunista Stephen Kanitz, foi comen...
29-05-06 @ 16:45
Comentário de: Bruno [Visitante]
BrunoO que dizer então dos vestibulares. Sistema mais perverso e excludente que esse eu não conheço.
30-05-06 @ 07:30
Comentário de: Sergio Clemente [Visitante]
Sergio ClementeMudar o foco da Escola, focar nas competências. Não tenho dúvidas de que esses atos já resolveriam grandes problemas que enfrentamos hoje.
Será que é uma tarefa gigantesca ou apenas uma mudança de paradigma?

Nem sempre grandes mudanças requerem grandes esforços...

FALOW !
30-05-06 @ 07:53
Comentário de: Sergio Lima [Membro] Email
Olá Sérgio Clemente!

Experimenta propor numa sala de professores esta mudança? Essa mudança de paradigma é tarefa hercúlea pois necessita mudanças de hábitos secularmente enraizados!

E sim Bruno. O Vestibular é um instrumanto obsoleto... O Rubens Alves tem um texto que é matador....

Começa assim. O reitor da Unicamp não passaria no vestibular, os professores dos cursinhos não passariam no vestibular...etc... Muito impactante...vou ver se acho lá no sítio dele!


[]'s
30-05-06 @ 14:51
Comentário de: Sergio Clemente [Visitante]
Sergio Clementesó para complementar xará..

de uma lida neste texto:
http://sergiotucano.blogspot.com/2006/04/compartilhar-o-conhecimento-preciso-no.html

FALOW !
31-05-06 @ 09:47
Comentário de: sergio issamu [Visitante]
sergio issamuNão é de hoje que aprendi que ótima nota não é sinônimo de inteligência ou esperteza, muito pelo contrário.

Penso também que esse sistema foi criado para forçar os alunos a estudar. Sem uma média a ser alcançada, a maioria dos alunos não estuda.

Poderia ser diferente, sim, os estudantes poderiam aprender a importância de estudar sem precisar tirar nota.

Mas é díficil criar essa cultura em um país que tem como exemplo uma pessoa que mal completou o primário e mesmo assim se tornou presidente. Nada contra ele, mas...
31-05-06 @ 10:37
Comentário de: Sergio Lima [Membro] Email
Olá Sérgio Issamu!

O Lula é um exemplo de que nota não representa nada, muitas vezes é mais inteligente do que Doutores...

Mas esta não é esta questão. Para se criar uma cultura de aprendizagem deve-se mudar o modo como a escola se organiza... mas isso é assunto para um próximo post.

Obrigado pela visita!
31-05-06 @ 17:19
Comentário de: Simone [Visitante]
SimoneConcordo com as reflexões. Cada vez mais notamos que a comunidade escolar preocupa-se muito mais com as notas do que com o que está sendo ensinado e aprendido nas escolas. Realmente lamentável.
05-06-06 @ 16:32
Trackback de: n-m LOG [Visitante]
n-m LOGEduca??o ? quest?o de cultura
Gostaria de escrever aqui minha opini?o quanto ao assunto do post do BlogueF?sica:
Eu sou da opini?o que a nota ? um cancer nos sistemas escolares! Fundamentalmente porque alunos, pais e (o que ? mais patol?gico!) grande parte dos pr?prios professores ...
13-09-06 @ 20:20
Trackback de: n-m LOG [Visitante]
n-m LOGEducação é questão de cultura
Gostaria de escrever aqui minha opinião quanto ao assunto do post do BlogueFísica:
Eu sou da opinião que a nota é um cancer nos sistemas escolares! Fundamentalmente porque alunos, pais e (o que é mais patológico!) grande parte dos próprios professores ...
13-09-06 @ 22:36
Trackback de: n-m LOG [Visitante]
n-m LOGEduca
Gostaria de escrever aqui minha opini

...
13-09-06 @ 22:51
Trackback de: n-m LOG [Visitante]
n-m LOGEduca??o ? quest?o de cultura
Gostaria de escrever aqui minha opini?o quanto ao assunto do post do BlogueF?sica:
Eu sou da opini?o que a nota ? um cancer nos sistemas escolares! Fundamentalmente porque alunos, pais e (o que ? mais patol?gico!) grande parte dos pr?prios professores ...
13-09-06 @ 23:12
Trackback de: n-m LOG [Visitante]
n-m LOGEducação é questão de cultura
Gostaria de escrever aqui minha opinião quanto ao assunto do post do BlogueFísica:
Eu sou da opinião que a nota é um cancer nos sistemas escolares! Fundamentalmente porque alunos, pais e (o que é mais patológico!) grande parte dos próprios professores ...
14-09-06 @ 09:25
Trackback de: n-m LOG [Visitante]
n-m LOGEducação é questão de cultura
Gostaria de escrever aqui minha opinião quanto ao assunto do post do BlogueFísica:
Eu sou da opinião que a nota é um cancer nos sistemas escolares! Fundamentalmente porque alunos, pais e (o que é mais patológico!) grande parte dos próprios professores ...
14-09-06 @ 09:30
Andrea Berro VernierOla, concordo plenamente com esta forma de de encarar a nota.
Trabalho em uma escola de encino médio que avalia utilizando varios instrumentose expressa-os na forma de pareceres, construidos coletivamente com os educadores.
Emfrentamos muitas críticas, até mesmo da própria mantenedora, a qual prefere a forma padrão.


====

Opa Andrea!


Obrigado pela visita!

Infelizmente a Escola é uma instituição muito conservadora... levaremos muitos anos ainda para percebermos que a nota é um meio e não um fim!

O importante são os saberes e competências construídios e não formalismos burocráticos!


abaços

Sérgio F. Lima


29-08-08 @ 11:17

Deixe seu comentário


Seu endereço de e-mail não será revelado nesse site.

Sua URL será exibida.
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário eletrônico (seu e-mail não será exibido.))
Um blogue para uma audiência especí­fica: Professores, não necessariamente de Fí­sica ;-)

Inteligência Coletiva

Portal do Professor
código QR do blogue

Notas de CopyLeft

Creative Commons License
Exceto onde indicado esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Powered by MathJax

Busca Google

Google

Jabá


Global Voices Online - The world is talking. Are you listening?
Firefox
Computador para todos

get openoffice

Grupos do Google
edublogosfera
Visitar este grupo

Busca

powered by b2evolution

©2012 by Sergio Lima

Contato | Ajuda | b2evo skin by Asevo | multiblog | b2evolution hosting | F.P.